SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Todas as igrejas deveriam ser Católicas



Num vídeo extraordinário, G.K. Chesterton aponta 1001 razões para ser católico, e, devido à lógica bombástica com que ele defende sua proposta, é melhor o leitor assistir o vídeo antes de continuarmos nossa conversa (por favor clique AQUI). Sem contar outras boas produções do Youtube onde os próprios “evangélicos” estão reconhecendo uma ‘volta’ para a Igreja Católica, como se pode ver no vídeo seguinte (clique AQUI e assista). Todavia nosso tema não é este, mas sim apenas uma ou duas razões para que intitulemos este artigo com a frase “todas as igrejas deveriam ser católicas”. Senão vejamos. O tema básico é aquele que a Igreja Católica defende há quase 2000 anos, a saber, a nossa alegação de que a Igreja é mais importante que a Bíblia! – Temos 1001 razões para pensar assim. Aqui oferecemos apenas duas, mas avisamos que em breve haverá um vídeo sobre o assunto no nosso Canal StudioJVS. A 1a razão é que, antes de Jesus vir à Terra, o que existia em termos de Palavra de Deus era apenas o Velho Testamento, ou seja, a Lei, os Salmos e os Profetas. Vindo o Messias, Ele mesmo chamou 12 apóstolos e estes constituíram a primeira igreja do Cristianismo (que substituiu o Judaísmo na chamada história da salvação). Após uns 300 anos, o grupo chamado por Jesus já contava com muita gente “cristã”, e por isso pode-se dizer que a igreja crescia em graça e sabedoria diante de Deus e dos homens, o que já se via desde Atos 2,47. Entretanto, até 3 séculos após estes fatos, TODA A História Da Salvação era contada de boca a boca, e todos os salvos deste período tinham fé na palavra DOS DISCÍPULOS e seus seguidores, a saber, todos aqueles que acreditavam que o Nazareno de fato ressuscitou. Porém, no andar da carruagem, os cristãos (leia-se a Igreja) sentiram que era necessário selecionar, compilar, agrupar, fixar, os escritos sobre o plano de Deus e a passagem de Jesus pela Terra, de tal modo que ficasse claro o que era heresia e o que era a Verdade: Ali nascia o Novo Testamento, naquilo que a Igreja chamou de canonização escriturística. Assim pois fica claro que, não existindo nenhum registro escrito sobre Jesus e a salvação das almas pela Ressurreição, a Igreja foi a responsável por redigir, selecionar, compilar e fixar os livros do Novo Testamento que nós temos hoje, ficando claro que a Verdade teria se perdido SEM esta obra salvífica da Igreja! Igreja salvífica? Sim. Aqui está a outra razão: Quando Paulo saiu a perseguir e apedrejar a Igreja pela estrada de Damasco, uma voz do Céu lhe disse: “Paulo, por que me persegues?”. Paulo perguntou quem era, e a Voz lhe disse: “Sou eu Jesus, a quem tu persegues”. Logo, Jesus se identifica e se auto intitula ‘Igreja’, e por isso a Igreja salva, porque Jesus, que é a Igreja, salva. Assim, a Igreja é mais importante que a Bíblia, porque foi a Igreja quem nos deu a Bíblia, e não o contrário! Por último, é preciso perguntar por que todas as igrejas deveriam ser católicas? Claro que não, porque todas sabem que era a Igreja Católica que “nascia” em Antioquia, e era a Igreja Católica que estava sendo perseguida na estrada de Damasco! (At 26,1-23 e I Co 15,9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário