SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Outra crença de Lewis: Descida de Cristo aos infernos...



“Amei um Deus que morreu por mim, mas eu nem sei o que isso significa. O próprio dizer isso é perturbador e obscuro, e assim é fácil entender porque seus próprios seguidores nunca O entendem, mesmo aqueles que estiveram com Ele, em convívio diário e pedagógico. O tempo do verbo empregado também parece absurdo, pois a mente humana está presa à sequência passado, presente e futuro, e então tudo se perde numa linha reta. Quem vai entender que ter amado uma vez é ter amado sempre, e quem respondeu três vezes por este amor recebeu três missões, para três dimensões diferentes, cada uma cumprida por um salvador de três pessoas?... Porquanto fui num tempo de outra velocidade, auxiliado por uma mente mais veloz, cujas viagens iniciavam e terminavam antes que eu pudesse entender de onde saí, e mesmo o que eu poderia fazer de diferente que diferenciasse a mesmice que eu mesmo vivi... Mas toda a fumaça do lugar me era familiar ou familial, porque convivia comigo em meu lar planetário de carne e osso e pedra. Por isso senti que sair da Terra e descer ali não parecia viagem alguma, como de fato não era viajar para o mesmo lugar, agora apenas podendo ver solidamente as fumaças locais. Nunca soube se saí do planeta físico dos mapas geográficos, ou se apenas ‘sofri’ – não sofri – mudança na composição interior de minha própria fumaça, que garantiu sua habitação no vazio. Então eu vi Ele descer também. Ele não morreu somente. Ele nunca deixou de trabalhar. 
Como recebeu de Deus todas as chaves – e até repassou algumas – lá ia Ele penetrar em todas as salas, em todas as casas, em todas as ruas, em todos os guetos, em todas as cidades de todos os mundos. E eu poderia talvez apenas ver, se ainda quisesse ser inútil, ou poderia fazer alguma coisa – se minha voz fosse audível – ou poderia fazer melhor, se apenas O imitasse. Então decidi fazer os três: parar, falar e imitar. Penso que talvez nunca consegui resgatar alguém naquela primeira viagem, e não sabia se iria querer fazer outras. Afinal, é um hospital psiquiátrico de sombras e nuvens negras, e em forma de nuvem não se pode impedir ‘invasões’. Por isso somente os sólidos descem seguros, depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo. Parei na primeira curva, que fazia limite com um enorme declive. Ali eu tinha uma perfeita sala de observação, e a missão de ver sobrepujou as outras duas. Agora eu vi tudo: amei um Deus que morreu por mim, e agora eu sei o que isso significa. O sacrifício da cruz ganhou as nuvens, e só ganha seu significado maior quando cai como chuva e desce aos mais estreitos esgotos de cada gueto individual. Ele entrou em cada esgoto escuro e de lá puxou vermes rebeldes, sujando suas mãos puríssimas. Acomodou os vermes imundos na poltrona macia de seu automóvel de luxo, e os levou até a ofuscante luz da santidade. Poucos foram exitosos na experiência. Muitos decidiram ficar no carro. Muitos decidiram voltar à escuridão. Porém Ele, com sua longanimidade eterna, só ficava perfeitamente feliz com aqueles cujo êxito dependia da vontade de se santificar, apesar de já autorizados a morar ali. Enfim, amei um Deus que morreu por mim, e que me deixou ver o que foi a sua morte vicária, permitindo-me buscar a pureza necessária, a inocência do Grande Jardim”. Após ler este testemunho poético, o leitor pode ler ESTE artigo e assistir ESTE vídeo, e melhorar a sua visão da Missão de Cristo que um dia foi”, mas com o tempo do Verbo Eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário