SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

sábado, 10 de maio de 2014

Aluno vem à EAT com uma velha "pergunta-cilada"


A pergunta foi feita com o seguinte enunciado, e parece fazer parte de uma resposta dada pelo próprio perguntador. Ei-la a seguir:
“Respondendo ao último argumento sobre a injustiça do nascimento de um débil-mental-paraplégico”: Como descartar totalmente a possibilidade de uma reencarnação neste caso, já que por culpa única da má formação congênita (que já sabemos aleatória até para Deus), tal pessoa não teve nenhuma chance de dar a Deus prova de como se comportaria num corpo tridimensional, tornando sua vinda 100% inútil para os propósitos de Deus (exceto servir para a piedade e caridade de outros). A reencarnação não seria então aqui uma coisa útil? A reencarnação não seria melhor do que um longo período no Hades?... [Veja que a hipótese também caberia para os casos de bebês siameses que dividem um só cérebro para os dois, morrendo prematuramente].
É uma pergunta muito profunda e ardilosa, filho. E mais, não podemos recebê-la com qualquer tipo de “pré-conceito”. Já dissemos, aqui mesmo nos veículos desta Escola, que a frase-chave do livro de Hebreus (Hb 9,27), tem uma condicional que complica tudo, e com bom humor chegamos até a brincar dizendo tratar-se de um “adendo diabólico” ao texto original. Mas não é. Faz parte dos originais, e de fato está dito ali que a morte única foi ordenada AOS HOMENS, i.e., SOMENTE aos homens [O mesmo “somente” aos homens aparece no “somente” uma vez, ressalte-se]. Assim sendo, se somente aos homens foi ordenado morrerem uma só vez, e admitindo biblicamente o ministério-mistério dos anjos em corpos humanos (Hb 13,1; Mc 9,1; Gn 19,1-2ss; 32,24; Os 12,4; Jo 20,12; etc., ao longo de toda a Escritura), além de saber que os anjos podem se transformar em qualquer coisa (II Co 11,14), logo, neste caso, poderíamos aventar a hipótese de que uma pessoa assim, que nascesse como aquele débil-mental-paraplégico de sua pergunta, poderia ser um anjo em uma estranha missão divina, cujas obras e propósitos ficariam inteiramente incógnitos para nós (como de resto o são todas as missões angélicas na superfície de Tellus). Além do mais, lembrando do mistério que é uma missão angélica, lembre que a Escritura diz textualmente que “Deus não socorre a anjos” (Hb 2,16), e isto significa pelo menos duas coisas: 1.que eles têm uma mente muito superior à nossa – que tanto caem mais fundo no pecado, quanto podem se auto-regenerar com mais eficiência; tanto podem definhar eternamente, quanto podem se regenerar milagrosamente – ; 2.que se Deus não socorre a anjos, isto pode ser outra prova de que eles reencarnam, pois ir e vir a este mundo várias vezes possibilita uma vasta gama de saberes que faz evitar o pecado pela lógica da causalidade. Está entendendo tudo?... Finalmente, então, sobre sua pergunta, a coisa se daria assim: o menino-anjo-débil-paraplégico serviria para aquelas caridades que você mencionou, e em sequência, ou imediatamente após a sua morte precoce, poderia reencarnar numa pessoa normal, cumprindo outra missão incógnita para nós e luminosa para Deus. É isso. Todavia e contudo, é o tipo da pergunta que só interessa a espíritas malintencionados ou a crentes interessados em nos pregar uma peça! Então, temos que replicar e devolver com a mesma moeda: um curso bíblico mais profundo para eles seria a solução. A EAT oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário