SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Súplica da Humildade Divina



Seguindo os costumes das velhas tradições católicas, esta Escola vem oferecer hoje uma reza inspirativa, cujo conteúdo serve direitinho para uma melhor visualização da teoria da Predestinação frente ao livre-pensar da Teologia Lewisiana. Eis aí uma antiga súplica nos moldes sacramentinos (use segundo a instrução e siga também o link fornecido).

Súplica da Humildade Divina

Diga primeiro o seu nome completo a Deus. Depois diga: sou apenas... (repita seu primeiro nome).

Pai amado, Pai santo.
Venho te pedir para me ajudar em questões que não estou podendo interferir.
Nem precisarei te apontar quais são, pois tu já as vistes em minha agenda, e já viste também o quanto elas fugiram de meu alcance humano.
Assim sendo, venho te pedir, ó Pai, até onde alcance a tua interferência, dentro dos meandros do Livre-arbítrio, que interfiras em prol de minha súplica na questão tal...
Da mesma forma, venho te pedir, ó Pai, até onde possa chegar a tua pinça cirúrgica, dentro dos meandros do livre-arbítrio, que interfiras em prol de minha súplica na questão tal...
Da mesma forma, venho te pedir, ó Pai, até onde possa chegar a tua mão santa, que interfiras em prol de minha súplica na questão tal...
Da mesma forma, venho te pedir, ó Pai, até onde possa tocar o sinete da perfeição, que interfiras em prol de minha súplica na questão tal...
Da mesma forma, ó Pai, venho te pedir, até onde possa ir a liberdade com a qual te cingistes para criar a matéria de teu Amor, que interfiras em prol de minha súplica na questão tal...
Que assim seja, amém.

[REPETE TODO O PARÁGRAFO, dependendo da quantidade de pedidos]

Enfim, ó Pai, só me resta contar com tua interferência nas questões que te confessei, e também já me postar em agradecimento formal ao teu devotado amor para com este teu minúsculo servo, que jamais obteria êxito nesta vida sem os teus afetuosos e paternais cuidados.

Sendo só o que me veio à mente nesta hora, encerro minha petição enormemente agradecido pelas ajudas até então percebidas pelos meus olhos, e assim o faço em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
______________________________________________
PS1: Peço encarecidamente a quem tiver lido esta oração, e tenha sido de alguma forma por ela tocado, que aproveite o toque de Deus e complemente a sua leitura clicando NESTE link para uma outra oração, encantada em outra forma poética e misteriosa.

PS2: Após esta segunda leitura, ponha no seu coração esta reflexão de Leonardo Boff. Abre aspas: "(...) A pessoa não foi criada para conhecer um fim na morte, mas para se transfigurar através da morte. Passa, como diriam os alquimistas medievais, por um processo alquímico e entra numa ordem mais alta. Os cristãos chamam a isso de ressurreição. Ela não significa a reanimação de um cadáver, mas a transfiguração completa do ser humano em comunhão com o Ser. É a dialética da semente: 'se o grão de trigo, caindo na terra não morrer, ficará só, mas se morrer, produzirá muito fruto', como disse o Mestre. Hoje a natureza e a Humanidade vivem sob pesada sexta-feira santa ameaçadora. Há devastação e sofrimento em demasia. A via-sacra tem estações sem fim. A nossa esperança é que este padecimento se ordene a uma radiante transformação, a um novo paradigma de convivência onde não seja tão difícil tratarmos os seres da natureza com compaixão e nossos próximos com humanidade e cuidado. Depois que Cristo ressuscitou após um fragoroso fracasso pessoal, não temos mais direito de ficar tristes e de perdermos a esperança. Do caos pode vir sempre vida nova. A história e a saga de Jesus nos oferecem o sinal credível" (fecha aspas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário