SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

domingo, 17 de março de 2013

Entrevista histórica com José Costa Matos


Esta Escola Teológica vem agora divulgar sensacional entrevista com o escritor, autor, poeta, cronista, contista, espiritualista e mestre na língua portuguesa José Costa Matos, concedida ao Jornal O POVO em 20 de novembro de 1977 (dois meses após completar 50 anos) – Uma verdadeira relíquia post mortem, uma jóia rara para colecionador. Sendo o professor “Costinha”, como era chamado carinhosamente por seus mais de mil alunos (por ser baixinho, mas também por ser um doce de criatura), constituiu-se no mais qualificado espírito que de nós se aproximou pessoalmente, e por quem tivemos a honra de aprender boa parte dos conceitos que aplicamos nesta Escola, bem como na teologia cristã, corroborando-os com os ensinos do mestre CS Lewis.

Neste dia 17 de março de 2013, pouco mais de 4 anos de seu passamento (2/3/2009), a EAT faz como que uma homenagem ao pequeno grande Costa Matos, a qual certamente chega muito tarde ao grande público, devido aos longos anos que levamos para conseguir recuperar o material original da entrevista (um pedaço de jornal ressequido e amarelado pelo tempo). Porém, como acreditamos com toda fé, será uma peça de cultura e erudição espiritual de inestimável valor, ou como raramente vista nestes rincões iletrados do nordeste brasileiro, capaz de fazer com que cada leitor da entrevista se sinta tocado de perto pela clareza e profundidade do espírito de CM. Eis a seguir mais uma preciosidade rara oferecida por nossa Escola:

[Abre aspas]: BALAIO traz hoje uma entrevista singular. O entrevistado é o versátil professor Costa Matos, que acumula funções de mestre da UNIFOR (ensina Literatura e Língua Portuguesa), escritor, filósofo, poeta e funcionário público.
Dez de seus alunos (JV de Miranda Leão Neto, Luis Carlos Gomes, Isaías Henrique de Lima, José Ferreira Martins, José Maria Soares Sales, José Roberto de Alencar Lopes, Learth P. Lira, Fátima Maria Freire, Roberto Correia São Thiago e Marilene Munguba) o entrevistaram, numa sabatina que incluiu de literatura a religião, passando pela pedagogia e pelo comportamento. O resultado é o que apresentamos a seguir.
COSTA MATOS, para os que não conhecem, é o autor de dois livros de poesia já publicados (“A Viagem” e “Pirilampos”) e tem um no prelo (“O sono das respostas”). Escreveu também “O enfoque Sócio-Econômico do Problema Tributário” (é funcionário da Receita) e o seu livro de contos “Marcelino Calça Preta”, foi agraciado, no Rio de Janeiro, com um primeiro lugar num concurso de contos. Vamos ver o que o professor Costa Matos tem para nos dizer.

A ENTREVISTA
1 - JV de Miranda Leão Neto:
Como você explica a alegria e a paz que emanam de você?
- COSTA MATOS – Encontrei meios de alcançar a compreensão da unidade universal dentro do plano de Deus. Vejo, positivamente vejo que a realidade é um continente com muitos países. Assim, há uma realidade para ser conhecida predominantemente com a razão. E ela se chama ciência. Há outra para ser descoberta com o nosso faro de beleza, e é a arte. Há outra para ser sondada com as antenas da nossa fé, e é o mistério. E há uma realidade total que só se entende com muito amor. Ora, eu penso e sinto e creio e amo. Está na moda a concessão de títulos de cidadania aos forasteiros que se revelam bons ou úteis? Pois eu recebi as bandeiras de todas essas pátrias. Estou seguro e alegre em todas elas. Quero que todos saibam que isto é humano e possível, mas cada um tem que descobrir o seu caminho no mundo. Há caminhos tão estranhos, que os viajantes preconceituosos refugam logo aos primeiros passos. E se perdem, porque ninguém por perto sabe dizer que vale a pena ter crença na estranheza.

2 - Luis Carlos Gomes:
Por que se expressa, nas aulas e nos poemas, como se você estivesse impedido de falar tudo?
CONTINUE LENDO NESTE LINK...

Nenhum comentário:

Postar um comentário