SALA DE LEITURA DA EAT

SALA DE LEITURA DA EAT
Vê-se CS Lewis no Quadro Central, ladeado por seus livros, o Busto de MacDonald à direita e a "Vela do Saber" acesa.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Por que Lewis demonstrou certa admiração pelo Adventismo?

Quem leu o livro “Cartas a uma senhora americana”, viu que Lewis mostrou-se de certa forma admirador dos adventistas, mas sem demonstrar saber a fundo EM QUÊ o Adventismo crê. Lewis não entendia muito bem o conjunto das crenças deles, e pode não ter tido acesso aos documentos mais particulares da igreja onde está o Credo Oficial e sua visão das Escrituras. Todavia, lendo o texto que pode ser visto clicando-se no título deste post, os irmãos podem ver claramente que os próprios adventistas são confusos entre a fé dos fundadores do “movimento” (os “pioneiros” do tempo de Ellen White) e as chamadas “crenças do moderno Adventismo”, que Lewis pode ter lido e tirado uma conclusão positiva acerca deles. Todavia, nós cristãos, digamos assim, “dominicais”, precisamos ficar atentos e comungar da fé anglicana de Lewis, e não de algum grupo que possua alguma virtude elogiada por Lewis, que não podia, obviamente, CONHECER TUDO DE TODOS OS GRUPOS!. Como Jack mesmo disse, TODAS as religiões têm aspectos positivos e válidos, e a maioria comunga das idéias fraternais dos mandamentos judaico-cristãos, unindo todas as almas na excelência do amor ao próximo (que é de fato o que interessa). De qualquer modo, a rejeição da Doutrina da Trindade parece ser ponto relevante no corpo doutrinal oficial do Adventismo (fazendo parte da crença da maioria e do livro-base de Ellen White), e por isso devemos ter todo o cuidado quando conversarmos com eles, não apenas para não deixar faltar a mansidão e a ternura nos nossos relacionamentos com todos, mas para sabermos aproveitar as oportunidades para, se possível, indicar a leitura de CS Lewis (por exemplo, do livro “Cristianismo Puro e Simples”). Finalmente, há um site muito interessante a esclarecer esta questão, e os irmãos podem procurar no Google, bastando para isso digitar “CACP - Ministério Apologético”. É uma excelente pedida.

Um comentário:

  1. Olá! A paz de Jesus!

    Sou adventista, e na verdade, a base da fé adventista é a Bíblia. :) Como a Trindade é uma doutrina Bíblica, os adventistas crêem na Trindade sim! E Ellen White, apesar de ser considerada profetiza pelos adventistas, a posição de sua literatura é de toda submissão a Bíblia Sagrada. Pelo que tenho lido em alguns livros dela, a Bíblia é a norma de toda fé e prática. Eu não recomendo o material do CACP porque já visitei o site, e encontrei informações inverídicas ali. Quem quiser conhecer melhor no que crêem os adventistas, eu recomendo algum material da própria igreja, como o livro oficial que demonstra as doutrinas, chamado Nisto Cremos.

    Aqui há uma versão online das crenças adventistas: http://adventistas.org/pt/institucional/crencas/

    Se tiver dúvidas, estou a disposição para ajudar. Mas eu não gosto de defender a denominação sabe, prefiro conversar sobre a Bíblia e se o que os adventistas creêm estiver de acordo com as Sagradas Escrituras, aí sim! :D

    Abraços!

    ResponderExcluir